Pós – Graduação
630 horas de formação (246h teóricas + 384h práticas supervisionadas). Vivência mensal em ambulatórios e hospital de referência em saúde mental, com preceptoria próxima e foco em autismo, TDAH, transtornos de aprendizagem e saúde mental da infância e adolescência.
meses de duração
carga horária
Início da turma
EMENTA: Bases da psicopatologia infantil, desenvolvimento neuropsicológico, entrevista clínica com crianças e adolescentes, princípios de diagnóstico em saúde mental infantojuvenil.
A disciplina faz uma introdução sobre o desenvolvimento cerebral infantil, alicerce essencial para o profissional que trabalha com saúde mental na infância e adolescência. Aspectos biológicos e psicológicos do desenvolvimento infantil, avaliação médica comportamental da infância, introdução à psicopatologia da infância e a criação do plano individual de tratamento (PIT).
EMENTA: Protocolos de avaliação, diagnóstico diferencial, terapêuticas baseadas em evidências e manejo clínico do TEA.
A disciplina orienta sobre o transtorno do espectro autista, as características iniciais do autismo, etiologia, genética, fatores de risco, avaliação clínica, diagnóstico e estratégias de tratamento dessa condição comportamental que acomete mais de 1% das crianças e adolescentes de todo o mundo.
EMENTA: Diagnóstico nosológico e diferencial do TDAH e dos principais transtornos de aprendizagem; psicofarmacologia e estratégias de manejo em contexto clínico e escolar.
EMENTA: Atendimentos supervisionados em ambulatório e hospital parceiro. Treino em entrevista clínica, exame psíquico, diagnóstico diferencial e condutas terapêuticas (farmacológicas e não farmacológicas).
As atividades práticas ocorrem um final de semana por mês. Consistem em atendimentos a pacientes no Ambulatório de Saúde Mental, aos sábados, na Faculdade Primum, e na avaliação de pacientes internados na Clínica Maia aos domingos. Todas as atividades são supervisionadas por preceptor.
O objetivo do atendimento clínico em psiquiatria é o de aplicar os conhecimentos no mundo real, aprimorando as habilidades práticas. O exercício clínico visa ao treinamento em semiologia dos transtornos mentais (entrevista psiquiátrica, exame psíquico, exame físico), psicopatologia, diagnóstico sindrômico e nosográfico, diagnóstico diferencial e os principais tratamentos (farmacológicos e não farmacológicos) na condução dos pacientes.
EMENTA: A disciplina orienta sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Características clínicas, etiologia, fatores de risco, comorbidades, avaliação clínica e os tratamentos mais modernos preconizados.
EMENTA: A disciplina orienta sobre os principais transtornos de aprendizagem que acometem crianças e adolescentes em idade escolar como: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia; além da abordagem terapêutica.
EMENTA: As atividades práticas ocorrem um final de semana por mês. Consistem em atendimentos a pacientes no Ambulatório de Saúde Mental, aos sábados, na Faculdade Primum, e na avaliação de pacientes internados na Clínica Maia aos domingos. Todas as atividades são supervisionadas por preceptor.
O objetivo do atendimento clínico em psiquiatria é o de aplicar os conhecimentos no mundo real, aprimorando as habilidades práticas. O exercício clínico visa ao treinamento em semiologia dos transtornos mentais (entrevista psiquiátrica, exame psíquico, exame físico), psicopatologia, diagnóstico sindrômico e nosográfico, diagnóstico diferencial e os principais tratamentos (farmacológicos e não farmacológicos) na condução dos pacientes.
EMENTA: Orientar sobre os principais transtornos ansiosos que acometem estudantes na sala de aula e as principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos modernamente utilizados.
EMENTA: Orientar sobre os principais transtornos de humor que acometem crianças e adolescentes, como depressão infantil, transtorno do humor bipolar e a abordagem das principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos farmacológicos modernamente utilizados.
EMENTA: As atividades práticas ocorrem um final de semana por mês. Consistem em atendimentos a pacientes no Ambulatório de Saúde Mental, aos sábados, na Faculdade Primum, e na avaliação de pacientes internados na Clínica Maia aos domingos. Todas as atividades são supervisionadas por preceptor.
O objetivo do atendimento clínico em psiquiatria é o de aplicar os conhecimentos no mundo real, aprimorando as habilidades práticas. O exercício clínico visa ao treinamento em semiologia dos transtornos mentais (entrevista psiquiátrica, exame psíquico, exame físico), psicopatologia, diagnóstico sindrômico e nosográfico, diagnóstico diferencial e os principais tratamentos (farmacológicos e não farmacológicos) na condução dos pacientes.
EMENTA:A disciplina aborda os principais transtornos alimentares e da sexualidade que acometem crianças e adolescentes, incluindo anorexia nervosa, bulimia, compulsão alimentar, disfunções sexuais, parafilias e diagnóstico em transexualidade.
EMENTA: A disciplina aborda os principais transtornos do desenvolvimento e deficiência intelectual, características clínicas, etiologia, diagnóstico e tratamentos atuais, com foco na inclusão e manejo terapêutico interdisciplinar.
EMENTA: A disciplina orienta a respeito de tópicos especiais como transtornos psicóticos de início precoce, transtornos alimentares, transtornos de ajustamento, comportamento bullying e transtorno por uso de internet e jogos.
EMENTA: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo.
EMENTA: As atividades práticas ocorrem um final de semana por mês. Consistem em atendimentos a pacientes no Ambulatório de Saúde Mental, aos sábados, na Faculdade Primum, e na avaliação de pacientes internados na Clínica Maia aos domingos. Todas as atividades são supervisionadas por preceptor.
O objetivo do atendimento clínico em psiquiatria é o de aplicar os conhecimentos no mundo real, aprimorando as habilidades práticas. O exercício clínico visa ao treinamento em semiologia dos transtornos mentais (entrevista psiquiátrica, exame psíquico, exame físico), psicopatologia, diagnóstico sindrômico e nosográfico, diagnóstico diferencial e os principais tratamentos (farmacológicos e não farmacológicos) na condução dos pacientes.
CRM: 105.886-SP
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
Título em Psicogeriatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
Psiquiatra do Hospital das Clínicas/HC Perdizes (Fundação Faculdade de Medicina USP)
Preceptor do projeto PROADI Hospital Albert Einstein/Ministério da Saúde.
Especialista em Psicopatologia Fenomenológica (Santa Casa SP)
Pós-graduação em Docência e Preceptoria Médica (Faculdade Ciências da Saúde Albert Einstein).
CRM: 736341-RJ
Professor visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University
Mestre em Educação Especial – Framingham State University
Psicofarmacologia da Infância – Harvard Medical School
Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry
Membro da Autism Society of America
Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ
Pós-graduado em Saúde Mental Infantil – SCMRJ
Pós-graduado em Dependência Química – UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)
Palestrante Internacional em psicoeducação nos Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil
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