Pós – Graduação
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carga horária
Início da turma
OBJETIVO: Entender como se dá a produção de energia nos sistemas biológicos, em especial as reservas energéticas musculares esqueléticas.
EMENTA: Participação dos sistemas energéticos musculares na produção de ATP e a prevalência do uso nas diferentes intensidades e duração dos exercícios.
OBJETIVO: O treinamento desportivo tem como objetivo principal a melhora do desempenho físico, motor e esportivo dos indivíduos praticantes de algum tipo de modalidade esportiva, seja ela uma simples corrida ou a prática de um esporte com exigências motoras mais complexas, como é o caso do futebol.
EMENTA: Os princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade. Esses princípios concorrem à capacidade de adaptação do atleta a cada modalidade esportiva.
OBJETIVO: Identificar os diferentes tipos de suplementos alimentares e suas ações ergogênicas no desempenho dos atletas de diferentes modalidades esportivas.
EMENTA: Indicar os suplementos alimentares que são macronutrientes (carboidratos, proteínas), aqueles que são específicos para a performance (creatina, cafeína, tampões ácidos e nitratos) e, ainda, aqueles que são excedem à recomendação para a população em geral (ferro, cálcio, vitamina D).
OBJETIVO: Identificar risco cardiovascular para participação nos esportes.
EMENTA: Avaliação pré-participação cardiovascular. Teste cardiopulmonar. Diferenciar coração do atleta do coração doente.
OBJETIVO: Prevenir risco de lesões nos esportes, através do adequado balanço energético, e contribuir com a alimentação e suplementação adequadas na reabilitação de lesões ósseas, musculares e ligamentares nas diferentes modalidades esportivas.
EMENTA: Identificar tipos de lesões mais comuns nos esportes como distensões musculares, fraturas por estresse, cãimbras, entorses, tendinites, lombalgias, auxiliando nutrologicamente o ortopedista do esporte no tratamento e recuperação adequados.
OBJETIVO: Conhecer a aplicabilidade do exercício físico como recurso terapêutico na prevenção e tratamento das doenças crônicas não-transmissíveis.
EMENTA: Identificar os modelos de programas de exercícios adequados à prevenção e tratamento de doenças crônicas como a obesidade, diabetes, osteoporose, sarcopenia, hipertensão dentre outras.
OBJETIVO: Conhecer a importância da hidratação adequada para o bom desempenho nos esportes. Conclui-se que o objetivo da hidratação é evitar a desidratação excessiva que ocasiona em perda de peso superior a 2% do peso corporal por déficit de água, assim como, alterações no balanço de eletrólitos, para que não haja comprometimento do rendimento desportivo.
EMENTA: Identificar graus de hipo e hiperidratação por análises urinárias e sanguíneas que prejudicam a performance e podem trazer riscos à saúde. Estimar o volume de líquidos antes, durante e após cada sessão de treino individualmente para cada atleta. Conhecer a composição química, principalmente em sódio, das bebidas esportivas e soluções hidroeletrolíticas.
OBJETIVO: Identificar distúrbios da conduta alimentar em esportistas/atletas que podem levar a prejuízos no desempenho esportivo.
EMENTA: Conhecer modalidades esportivas dependentes do peso corporal que são mais passíveis de desenvolvimento de restrição alimentar pelos atletas. Avaliar a prática de “purga” (uso de laxantes, diuréticos) para decisão terapêutica. Identificar os componentes da RED-S (Deficiência Relativa de Energia no Esporte) e os respectivos métodos de abordagem. Entender a importância da participação transdisciplinar para o tratamento sindrômico dos transtornos alimentares em atletas.
OBJETIVO: Monitorar dados bioquímicos-hormonais da boa performance nos esportes (“passaporte” biológico e de saúde em atletas).
EMENTA: Saber o que pedir, quando pedir e porque pedir exames laboratoriais em atletas. Estabelecer um protocolo de pedido de exames em atletas.
OBJETIVO: Conhecer tópicos especiais e não menos comuns em nutrologia esportiva que podem exigir abordagem transdisciplinar de esportistas/atletas.
EMENTA: Conhecer as relações da Odontologia e Psicologia Esportivas com a Nutrologia. Conhecer o papel da ciência ômica na nutrologia esportiva. Conhecer a Medicina de Aventura e os riscos inerentes dos praticantes de mergulho e escalada. Identificar os excessos dos limites humanos (overtraining, overuse, burnot) na prática desportiva. Identificar o jovem talento nos esportes e as particularidades da mulher esportista/atleta.
OBJETIVO: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo.
EMENTA: O que é ciência; Como se faz ciência; O que é medicina baseada em evidências científicas; O que é um projeto de pesquisa científica; Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta.
OBJETIVO: Preparar o profissional médico para o contato direto com os pacientes, capacitando-o na escolha de diagnósticos e condutas terapêuticas mais adequadas.
EMENTA: Discutir cada caso clínico baseado na fundamentação teórica desenvolvida nas demais disciplinas da matrix curricular. Desenvolver conceitos científicos capazes de instituir ações terapêuticas em nível mais avançado.
OBJETIVO: Revisão de Literatura do tema da monografia.
EMENTA: Orientação da Monografia ao ser entregue pelo aluno no final do curso.
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